Fantasia do Homem-Aranha está no top 1 para o Halloween

Em outubro deste ano, o Homem-Aranha venceu uma batalha importantíssima contra seus novos rivais, Barbie, Super Mario Bros. e Guardiões da Galáxia, além de vilões tradicionais como bruxas, vampiros e fantasmas. O herói lançador de teias agora reina supremo como a fantasia de Halloween mais procurada no Mercado Livre no Brasil, um salto notável em relação ao segundo lugar em 2022, de acordo com os dados mais recentes da Sellesta, a plataforma baseada em IA que impulsiona as vendas em mercados de comércio eletrônico e lojas virtuais.

Este ano, as preferências dos consumidores por produtos relacionados ao Halloween sofreram uma mudança. A Sellesta relata que os clientes do Mercado Livre agora preferem fantasias a acessórios e decorações, tornando a categoria de fantasias a mais visitada em outubro na plataforma.

“De acordo com nossas estimativas de visitas às páginas correspondentes do Mercado Livre no Brasil, a fantasia do Homem-Aranha foi o item mais vendido durante o período de Halloween”, comenta Kirill Nepomnyashchiy, Country Manager da Sellesta na América Latina. “Na verdade, isso não é muito surpreendente, pois a América Latina está vivenciando um fenômeno do Homem-Aranha em 2023, contrariando a tendência de um ano que será lembrado por um novo estilo de filmes baseados em produtos.”

Apesar de ter sido um ano de fracasso para os filmes de super-heróis, com vários deles tendo um desempenho inferior nas bilheterias, como “The Flash” e “Shazam 2”, a popularidade das fantasias inspiradas em super-heróis fez com que os brasileiros gastassem mais nesse Halloween. Por exemplo, as três fantasias mais populares do ano passado custavam em média R$ 74, enquanto o preço médio deste ano subiu para R$ 85, representando um aumento de 15%, sendo as mais populares as do Homem-Aranha e da Harley Quinn, ambas do gênero super-herói. Em resposta aos preços mais altos, os brasileiros planejaram cortar gastos com acessórios, como máscaras ou chapéus, resultando em uma redução de 38% nas visitas aos cinco principais acessórios em 2023 em comparação com o ano anterior, de acordo com os especialistas em varejo de comércio eletrônico da Sellesta.

Embora muitos dos principais filmes do ano tenham sido vinculados a marcas e produtos, como o filme da Barbie, o filme do Super Mario Bros. e o Air da Nike, o personagem duradouro do Homem-Aranha, criado pelo escritor-editor Stan Lee e pelo artista Steve Ditko em 1963, continua a capturar a imaginação dos latino-americanos em uma ampla gama de plataformas.

Chegando às telas em junho de 2023, o filme “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” teve um bom desempenho nas bilheterias brasileiras, embora “Barbie Movie” e “Super Mario Bros. Movie” tenham se tornado os filmes de maior bilheteria internacional de 2023. No entanto, o Homem-Aranha, como fenômeno, conseguiu lançar sua teia muito além do cinema.

“Só neste ano, vimos o recorde mundial do maior número de pessoas vestidas de Homem-Aranha na vizinha Argentina, o sucesso contínuo de eventos de quadrinhos como a Comic Con Experience, um popular festival brasileiro que chegará ao México pela primeira vez em 2024, e o jogo Homem-Aranha 2 da Marvel, que já entrou para a história como o jogo do PlayStation Studios vendido mais rapidamente na história da marca”, ressalta Kirill. “O Homem-Aranha é um personagem que claramente repercute entre os latino-americanos de todo o continente.”

O setor cinematográfico tem mudado seu foco para filmes baseados em marcas e produtos, o que permite mais merchandising e colaborações. Por exemplo, a Barbie teve a visão da Mattel expandida com uma aliança com mais de cem marcas colaboradoras, incluindo Zara, WalMart e Burger King, entre outras. Os produtos exclusivos da Barbie na Zara se esgotaram no mesmo dia em que foram colocados à venda, e a campanha foi tão bem-sucedida que, durante o fim de semana de estreia, os mexicanos gastaram 86% mais na Zara do que nos primeiros dias da Hot Sale, de acordo com o estudo PRM dos especialistas em cashback da Reworth.

No entanto, na América Latina, as histórias em quadrinhos continuam dominantes. Kirill conclui: “Seja por meio de videogames, histórias em quadrinhos, eventos presenciais, como comic cons, filmes ou simplesmente se vestindo para fazer travessuras ou gostosuras, o Homem-Aranha ensina uma lição essencial para a nova geração de parcerias entre marcas e filmes: trata-se de criar personagens que cativem a imaginação das pessoas, jovens e idosos, para que possam construir mundos interativos que envolvam os indivíduos de várias maneiras.”

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