CRÍTICA – ‘Duna 2’: entregou o que se espera de uma superprodução
Assisti Duna 2 e saí da sala de cinema perplexo. O filme simplesmente te deixa sem ar com tudo que se passa em tela, desde cenas tensas, românticas, confrontos, reviravoltas e carisma. Entrega tudo que já se havia prometido no primeiro filme, a ascensão de Paul Atreides interpretado por Timothée Chalamet.
Para quem ainda não está por dentro do universo da franquia em seu primeiro filme, Duna, ou melhor, Arrakis é um planeta árido e perigoso, habitado pelos Fremen, um povo nativo que vive em conflito com os colonizadores. Paul, com seus sonhos premonitórios e habilidades únicas, se envolve na luta pelo controle do planeta após sua família sofrer um golpe de estado. Em uma jornada pelo deserto, o protagonista se une aos Fremen, para conquistar a independência de Arrakis.
No segundo filme, podemos acompanhar a evolução de Paul e sua ligação com o povo do deserto, que depositam a confiança, na busca da liberdade do planeta. O longa não tem pressa para terminar, com quase 3 horas de duração e assim como no primeiro filme, o ritmo demora um pouco para entrar no eixo. Mas isso não significa que tenha uma queda, pelo contrário, há a necessidade de ambientar o espectador e fazer imergir no universo Duna.
Além do longo tempo de duração, senti que algumas cenas também têm mais tempo de tela, o que pode ser cansativo para alguns cinéfilos (o que não é meu caso), já que cenas muito longas tendem ao desinteresse. Em contrapartida, a tensão nos confrontos acaba tornando a produção épica, a ponto de você querer roer as unhas ou segurar a respiração, somada com a imensidão dos cenários áridos, os gigantescos vermes do deserto e as grandes construções.
Duna 2 conseguiu atingir as expectativas que havia sobre o filme, sendo uma das minhas novas produções prediletas. Mas é claro, que cada pessoa que assistir vai interpretar e enxergar de uma forma diferente. Espero que a produção agrade você tanto quanto agradou a mim. Agora quero saber a sua opinião sobre Duna: Parte 2, escreva aqui nos comentários desta publicação ou vá lá no post do Instagram (clique aqui).
Assista ao trailer: